A cada dia as oleaginosas têm conquistado mais pessoas que buscam uma alimentação saudável e seu consumo regular tem sido associado a uma vida mais equilibrada.
Oleaginosas são sementes ou frutas secas que contêm óleo em sua composição, além de serem deliciosas, as oleaginosas oferecem uma variedade de benefícios.
Essas pequenas maravilhas são ricas de nutrientes essenciais, como ácidos graxos saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Principais Oleaginosas
Amêndoas: Ricas em vitamina E, magnésio e fibras, as amêndoas são conhecidas por promover a saúde cardíaca.
Amendoins: Embora tecnicamente uma leguminosa, frequentemente classificamos como oleaginosas. Rico em proteínas e fibras, essa “noz terrestre” é uma excelente opção para lanches saudáveis.
Avelãs: Repletas de vitamina E e ácido fólico, as avelãs são benéficas para a saúde da pele e na prevenção de defeitos do tubo neural em bebês durante a gravidez.
Castanha de Caju: Carrega aminoácidos, gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas e fornece sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e zinco.
Castanha do Pará: Excelentes fontes de selênio, as castanhas auxiliam na função da tireoide e possuem propriedades antioxidantes.
Pistaches: Além de fornecerem proteínas vegetais, os pistaches são ricos em antioxidantes, promovendo a saúde ocular.
Nozes: Fonte de ácidos graxos ômega-3, as nozes são importantes para a saúde cerebral e redução do risco de doenças cardiovasculares.
As vantagens do consumo de oleaginosas
As oleaginosas podem ser consumidas por O consumo pode ser feito por qualquer pessoa que não tenha alergia ou intolerância a elas.
São ótimas opções para lanches entre as refeições, pois saciam a fome e fornecem energia. Também podemos adicioná-las a saladas, iogurtes, granolas, bolos e outras receitas.
No entanto, é preciso ter cuidado com a quantidade, pois as oleaginosas são calóricas e podem levar ao ganho de peso se ingeridas em excesso.
Os benefícios para a saúde incluem:
Redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame.
Melhora da função cerebral, da memória e do humor, além de proteção contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, graças ao ômega 3 presente em algumas oleaginosas como as nozes.
Ação antioxidante e anti-inflamatória, combatendo os radicais livres e prevenindo alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.
Regulação do metabolismo e da glicemia, auxiliando no controle do diabete e do peso corporal.
Fortalecimento do sistema imunológico, da pele, dos cabelos e das unhas, por conta das vitaminas e minerais presentes nas oleaginosas, como vitamina E, selênio, zinco e magnésio.
Melhora do desempenho físico e da recuperação muscular, devido ao aumento da oferta de oxigênio e nutrientes para as fibras musculares.
Pequenas e perfeitas para o dia-dia
As oleaginosas são verdadeiras potências nutricionais e integrá-las em sua dieta diária pode ser uma maneira saborosa e eficaz de promover uma vida saudável.
Então, da próxima vez que estiver procurando um lanche nutritivo, considere um punhado de oleaginosas e aproveite todos os benefícios que essas pequenas maravilhas têm a oferecer.
Leia também
- Entenda por que beber água nos dias quentes de verão é tão importante
- A incrível história da corrida de São Silvestre: Da primeira edição à tradição mundial
- A criação do cartão de crédito revolucionou como efetuamos nossas compras.
- Conheça a história da massagem: uma prática ancestral que proporciona relaxamento e bem-estar
- Fontes:
- https://saudelab.com/oleaginosas/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Oleaginosa
- https://supernutricao.com.br/oleaginosas-quem-sao/ https://www.agro20.com.br/oleaginosas