A incrível história da corrida de São Silvestre: Da primeira edição à tradição mundial

A incrível história da corrida São Silvestre: Da primeira edição à tradição mundial

A Corrida de São Silvestre tem uma rica história que remonta ao início do século XX. É uma das mais tradicionais e importantes provas de rua do Brasil e do mundo.

Realizada todos os anos no dia 31 de dezembro, em São Paulo, reunindo milhares de atletas profissionais e amadores de diversas nacionalidades.

Origem da Corrida de São Silvestre

A ideia da corrida surgiu em 1924, quando o jornalista Cásper Líbero assistiu a uma competição noturna na França, em que os participantes carregavam tochas de fogo ao longo do percurso.

Empolgado com o evento, ele resolveu criar uma corrida semelhante no Brasil, como forma de celebrar o Ano-Novo. A proposta era unir esporte, confraternização e alegria para encerrar o ano de maneira saudável e festiva.

A primeira edição da Corrida de São Silvestre aconteceu em 31 de dezembro de 1925, com 48 competidores inscritos, dos quais apenas 37 largaram e 34 terminaram a prova.

Por que o nome São Silvestre

O nome da corrida é uma homenagem ao santo católico São Silvestre, cujo dia é comemorado em 31 de dezembro e foi papa entre os anos de 314 e 335 d.C. e morreu em 31 de dezembro de 335.

Segundo a tradição cristã, ele foi o responsável por batizar o imperador romano Constantino, que concedeu liberdade religiosa aos cristãos no Império Romano.

Quando foi a primeira edição e quando começou a se popularizar

A primeira edição da Corrida de São Silvestre com a participação de apenas 48 atletas foi realizada em 1925, com um percurso de 8,8 km pelas ruas de São Paulo. O vencedor foi o brasileiro Alfredo Gomes, que completou a prova em 23 minutos e 15 segundos.

A corrida começou a se popularizar nas décadas seguintes, atraindo atletas estrangeiros e aumentando o número de participantes. Em 1945, a prova passou a ser realizada à tarde, para facilitar a transmissão pelo rádio.

Em 1975, a corrida incluiu pela primeira vez a categoria feminina. Já em 1989, a prova passou a ter 15 km de extensão. Em 1991, a corrida entrou para o calendário internacional da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A primeira edição da São Silvestre aconteceu em 1925, com a participação de apenas 48 atletas. Ao longo dos anos, a corrida ganhou popularidade e notoriedade, tornando-se uma tradição na cidade de São Paulo. O evento cresceu e atualmente, atrai atletas de elite, amadores e entusiastas de todo o mundo.

As mulheres na corrida de São Silvestre

Diferentemente do que acontece hoje, a organização da São Silvestre permitia somente a participação masculina nas corridas.

Em 1975, a ONU declarou como sendo o Ano Internacional da Mulher, diante desse anuncio a organização da prova inaugurou a modalidade feminina.

Desde então, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço na prova, tanto em número quanto em desempenho.

A alemã Christa Valensieck foi a vencedora, que completou os 8,8 km em 29 minutos e 55 segundos.

Carmem de Oliveira é a brasileira mais vitoriosa na história da corrida, que ganhou três vezes (1994, 1995 e 1996). A recordista mundial da prova é a queniana Jemima Sumgong, que fez o tempo de 48 minutos e 35 segundos em 2016.

Como participar da corrida São Silvestre

A São Silvestre é uma corrida aberta a atletas profissionais e amadores, para participar é preciso fazer a inscrição pelo site oficial (www.saosilvestre.com.br), pagar uma taxa e retirar o kit do atleta (que inclui camiseta, número e chip eletrônico).

As inscrições costumam esgotar rapidamente, por isso, é bom se antecipar. A corrida tem limite de tempo para conclusão (2 horas e meia para os homens e 3 horas para as mulheres).

O percurso varia a cada ano, mas tradicionalmente inclui pontos turísticos da cidade de São Paulo. Os participantes devem estar em boas condições físicas e respeitar as regras da organização.

Participar da São Silvestre é uma experiência única que representa tradição, superação e celebração, marcada pela vibração e energia contagiante das ruas de São Paulo, dando início a transição para o novo ano.

Leia também

  • Fontes:
  • https://www.gazetaesportiva.com/sao-silvestre/
  • https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/a-historia-da-corrida-de-sao-silvestre.htm
  • https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/corrida-de-sao-silvestre-historia-e-curiosidades
  • https://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/sao-silvestre-tera-premiacao-recorde-em-2019-com-r-94-mil-para-campeoes.ghtml
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.