A bienal do Livro é um evento literário que virou tradição cultural em muitos países e se tornou aclamado por reunir amantes da literatura, escritores, editoras e ávidos leitores em um único espaço.
A bienal do Rio se destaca por seu crescimento e organização, oferecendo aos visitantes uma experiência única de imersão e promovendo a diversidade cultural.
O começo da bienal do Rio de Janeiro
O Rio entrou em cena sediando sua primeira bienal em 1983, realizada no Copacabana Palace, na Zona Sul. Este evento marcou o início de uma tradição que continua até hoje.
Em 1985 foi realizada no shopping Fashion Mall e em 1987 desembarcou no segundo maior centro de convenções da América Latina, o Rio Centro, na Zona Oeste, onde está até hoje.
A bienal do Rio rapidamente se tornou uma das maiores e mais importantes do País e do mundo. Atualmente atraindo milhares de visitantes todos os anos e conta com a participação de autores nacionais e internacionais.
Celebrando os 40 anos da Bienal do Rio
Esse ano a bienal do Rio comemora 40 anos e de uma pequena feira no Copacabana Palace passou a um dos maiores eventos do Rio e agora mais do que nunca seu formado parece mudar de feira para um grande festival.
O Festival que acontece de 01/09 até 10/09 vem com inúmeras atrações e novidades como palcos que buscam a interação com os visitantes, mais de 300 atrações, mais de 500 marcas e 200 horas de conteúdo.
Com toda essa diversidade e abrangendo gêneros que vão desde a literatura clássica até a literatura infantil e juvenil, quadrinhos e livros técnicos. A bienal do Rio também se tornou um espaço importante para o lançamento de novos autores e a promoção da leitura entre jovens e crianças.
A organização fica por conta do Sindicato Nacional de Livros (Snel) e pela GL Events Brasilienal, que esperam receber mais de 600 mil visitantes.
A importância da Bienal para manter a leitura viva.
A bienal provou ter um impacto cultural duradouro e significativo, como vitrine para as editoras, promovendo lançamentos, estabelecendo parcerias com escritores e profissionais do setor.
Já o público tem a oportunidade de conhecer seus autores favoritos pessoalmente, pegar autógrafos e participar de sessões de leitura e debates.
Cada vez mais a bienal adota elementos digitais, como e-books e aplicativos, tornando a literatura mais acessível e atraente. Desta forma busca se adaptar às mudanças tecnológicas e às demandas da nova geração de leitores.
Celebrando a literatura e a leitura
Desde sua modesta origem em Copacabana até se tornar um dos maiores e mais importantes festivais literários do Brasil, a bienal do Rio tem desempenhado um papel crucial, na disseminação do conhecimento e na conexão de pessoas através dos livros.
O futuro da bienal é promissor, e continuará a ser um espaço de celebração, enriquecimento cultural e transformação. Inspirando autores, conectando leitores, promovendo a diversidade literária, educando e transformando vidas.
Leia também
- O calendário do papa Gregório XIII que perdura até hoje.
- Onde trocar meu dinheiro rasgado ou danificado.
- O uso da internet no aprendizado e seus benefícios.
- A evolução da experiência de consumo com o crescimento do streaming.
- Fonte: www.bienaldolivro.com.br