O piso tátil é uma criação que desempenha um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência visual, proporcionando autonomia, conforto e segurança. A invenção do piso tátil se deu no Japão com o nome de Blocos Tenji por Seiichi Myiake para ajudar um amigo que estava perdendo a visão. Em 1965 criou o conceito incentivado por uma instituição de apoio a pessoas cegas, em 1967 realizou a primeira instalação nas imediações do colégio Okayama para cegos.
Os blocos posteriormente passaram a ser adotados pelo governo japonês em espaços públicos como estações de trem e metrô para informar a beirada da plataforma. A popularização veio na década de 1980, quando governos ao redor do mundo começaram a reconhecer sua importância para a acessibilidade nas cidades.
Piso tátil e a acessibilidade no Brasil
Está na constituição que a pessoa com deficiência tem o direito a integridade física e mental e igualdade de condições com as demais pessoas. A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.
Ela nos diz que o piso Tátil serve para:
Informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa.
Orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos, como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços.
Informar as mudanças de direção ou opções de percursos.
Indicar o início e o término de degraus, escadas, rampas, patamares nas escadas e rampas e travessias de pedestres.
Cores e formados do piso tátil
Os formados de piso tátil existente atualmente são dois, direcional e alerta. Direcional, como já é de se imaginar, ajuda orientando a direção e alertar sobre a presença de algum perigo ou obstáculo em seu caminho, como degraus ou mudanças de direção.
As cores também tem sua relevância e devem sempre estar em destaque em relação ao piso em sua volta. Como sabemos, algumas pessoas não são 100% cegas, e é de suma importância que suas cores sejam vivas, para poderem orientá-las facilmente.
Importante conscientizar e manter os pisos táteis
À medida que mais cidades implementam os pisos táteis, podemos esperar um impacto significativo no bem-estar e na inclusão de todos. Embora sejamos testemunhas das conquistas e progresso por uma sociedade com mais equidade e acessibilidade, a pavimentação tátil demanda um constante acompanhamento e fiscalização.
Devido ao tráfego intenso e às condições climáticas, os pavimentos táteis podem se desgastar e perder sua eficácia rapidamente. Para lidar com isso, um programa de manutenção regular para reparar e substituir os pisos danificados é necessário. Campanhas de conscientização e educação são fundamentais para garantir que a população compreenda a importância dos pisos táteis e assim tenhamos uma sociedade mais inclusiva com mais mobilidade e independência.
Leia também
- A evolução da internet móvel
- A criação e popularização da fotografia
- A Bíblia de Johannes Gutenberg e a democratização do conhecimento e informação.