A criação e popularização da fotografia: O fascinante percurso da fotografia ao longo dos séculos

Hoje iremos conhecer um pouco sobre a criação e popularização de algo muito comum, e teve seu início traçado no século XIX, a fotografia. 

Entre os inventores dessa arte temos dois franceses que trilharam essa jornada fascinante, Joseph Niépce que capturou a primeira fotografia e Louis Daguerre com sua contribuição revolucionária, o daguerreótipo.

Hoje comemoramos o dia mundial da fotografia no dia 19 de agosto que foi o dia em que Louis Daguerre apresentou sua técnica, o daguerreótipo.

A criação da fotografia por Joseph Nicéphore Niépce

O francês Joseph Nicéphore Niépce (1765–1833) por volta de 1816, motivado por seu interesse na arte da litografia, realiza suas primeiras experiências.

O processo de Niépce consistia em uma mistura de betume da Judéia em pó e água, obtendo uma mistura espessa para revestir uma placa de estanho plana. Após seca, a placa foi submersa no fundo, de uma câmara escura.

Com esse processo Niépce entrou para a história criando “Vista da janela em Le Gras” a vista da janela de sua casa fixada sob a forma de imagem, após uma exposição de oito horas. É considerada a primeira fotografia, a imagem permanente preservada mais antiga do mundo e é considerada um marco na história da arte e da ciência.

Ela foi produzida em 1826, usando um processo chamado de heliografia (Gravação ou reprodução de gravuras, desenhos, por meio da ação direta dos raios solares).

A popularização da fotografia por Louis Daguerre

Louis Daguerre, (1787–1851), era um pintor e cenógrafo. Sua colaboração com Niépce foi uma convergência entre a arte e a ciência, e juntos trabalharam para aprimorar a heliografia.

Daguerre fez parceria com Niépce em dezembro de 1829 e herdou a invenção e os conhecimentos adquiridos por Niépce que faleceu em 1833. Daguerre continuou a desenvolver o processo e em 19 de agosto de 1839, apresentou o daguerreótipo em uma conferência realizada na Academia Francesa de Ciências.

Esta nova forma de fotografia era notavelmente mais rápida e produzia imagens mais nítidas do que a heliografia de Niépce. O daguerreótipo utilizava uma placa de prata revestida com uma camada de prata sensível à luz, revelada com vapor de mercúrio.

O Legado de Niépce e Daguerre

A colaboração entre Joseph Niépce e Daguerre deu origem a um dos avanços tecnológicos mais significativos na história da humanidade. A invenção e popularização da fotografia não apenas capturou o mundo de maneira antes inimaginável, mas também desencadeou uma revolução nas artes visuais, na ciência e na forma como percebemos e registramos a realidade.

Niépce e Daguerre seguem homenageados em todo o mundo, com o nome de Daguerre inscrito na história como o “pai da fotografia” devido à sua contribuição com o daguerreótipo. Suas inovações ainda reverberam atualmente, moldando a maneira como vemos e documentamos o mundo ao nosso redor.

Seu legado e influência continuam relevantes até hoje na era digital, onde a fotografia se tornou parte intrínseca na vida de cada um de nós. Niépce e Daguerre são gigantes na história da inovação, e sua visão e engenhosidade continuam a inspirar gerações de fotógrafos e entusiastas da arte visual em todo o mundo.

Leia Também

  • Fonte:
  • https://pt.wikipedia.org/
  • https://aventurasnahistoria.uol.com.br/
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.