Com a revolucionária criação do Wi-Fi podemos transmitir dados sem fio, que permite a conexão de dispositivos como computadores, smartphones, tablets e smart TVs à internet ou a uma rede local.
Embora não exista um único inventor do Wi-Fi, podemos citar alguns nomes que contribuíram para o seu desenvolvimento ao longo da história.
Um deles é o da atriz de Hollywood Hedy Lamarr, nascida em 1914 em Viena, capital da Áustria, que se refugiou nos Estados Unidos e morreu aos 85 anos em 2000. Durante a Segunda Guerra Mundial, Lamarr, juntamente com George Antheil, desenvolveu um sistema para torpedos guiados por rádio que utilizava a tecnologia de espectro alargado por salto de frequência, que foi precursora do Wi-Fi, dando origem ao primeiro padrão de conexão.
Outro nome importante é Vic Hayes, considerado o “pai do Wi-Fi”, que liderou o comitê responsável pela criação do padrão IEEE 802.11 em 1997. Esse foi o primeiro padrão de Wi-Fi comercializado no mundo, mas ainda com velocidade e alcance limitados.
Quando o Wi-Fi passou a ser comercializado?
O Wi-Fi passou a ser comercializado em 1997, com o lançamento do padrão IEEE 802.11, que atingia uma velocidade máxima de 2 Mbps.
Criado pelo “Institute of Electrical and Electronics Engineers” (IEEE) permitiu que dispositivos como laptops e outros dispositivos eletrônicos se conectassem a uma rede sem fio.
Foi somente em 1999 que o Wi-Fi ganhou popularidade, com o lançamento dos padrões IEEE 802.11a e IEEE 802.11b, que ofereciam velocidades de até 54 Mbps e 11 Mbps, respectivamente, e operavam nas frequências de 5 GHz e 2,4 GHz e foram incorporados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Como é o funcionamento Wi-Fi
Mas como exatamente o Wi-Fi funciona sua mágica invisível? Em termos simples, o Wi-Fi utiliza ondas de rádio para transmitir dados entre dispositivos.
Os roteadores emitem sinais recebidos pelos dispositivos conectados, permitindo a transferência de informações de maneira eficiente.
As ondas de rádio usadas pelo Wi-Fi podem operar em diferentes frequências, sendo as mais comuns as de 2,4 GHz e 5 GHz
Além da frequência, outro fator que influencia no funcionamento do Wi-Fi é o padrão utilizado. Os principais padrões são:
* IEEE 802.11n: lançado em 2009, permite velocidades de até 600 Mbps na frequência de 2,4 GHz ou 5 GHz.
° IEEE 802.11ac: lançado em 2013, permite velocidades de até 6.9 Gbps na frequência de 5 GHz.
* IEEE 802.11ax: lançado em 2019, permite velocidades de até 9.6 Gbps nas frequências de 2,4 GHz ou 5 GHz.
° IEEE 802.11ay: lançado em 2021, permite velocidades de até 20 Gbps na frequência de 60 GHz.
O que esperar das novas tecnologias Wi-Fi?
As novas tecnologias Wi-Fi prometem trazer mais velocidade, estabilidade, segurança e eficiência para as redes sem fio.
Uma das novidades mais esperadas é o Wi-Fi 6E, que é uma evolução do Wi-Fi 6 que adiciona a frequência de 6 GHz, aumentando a capacidade de tráfego e reduzindo a latência.
Outra novidade é o Wi-Fi 7, que está em desenvolvimento e deve estar disponivel em 2024. Esse padrão deve permitir velocidades de até 30 Gbps nas frequências de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, além de ter baixíssima latência.
Leia Também
- Aprenda sobre seu sistema muscular e garanta uma vida cheia de energia e vitalidade!
- A criação da Copa do mundo feminina e masculina e como elas tem impulsionado o esporte.
- Dia Nacional da Bandeira: Hasteie a sua e inspire o orgulho nacional
- Os cabos submarinos: Sua importância oculta por trás da conectividade global
- Fontes:
- : https://www.bbc.com/portuguese/geral-56917994
- : https://www.tecmundo.com.br/wi-fi/197-o-que-e-wi-fi-.htm
- : https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-wi-fi-como-funciona/
- : https://fibradosnarede.valenet.com.br/evolucao-da-internet/
- : https://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/wi_fi.php