Ao erguer os olhos para a bandeira brasileira tremulando ao vento, sentimos uma sensação de orgulho e pertencimento.
Mas você já se perguntou sobre a história por trás dessa obra de arte patriótica? A bandeira brasileira é muito mais do que um simples pedaço de tecido colorido.
Ela carrega consigo séculos da nossa história e criada logo após a proclamação da república, em 1889, e representa, a nossa cultura e identidade.
Origem da nossa bandeira
Criada em 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a Proclamação da República pelo chefe do governo provisório, Marechal Deodoro da Fonseca.
Idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e desenhada por Décio Villares, com a colaboração de Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis.
Comemoramos a data de sua criação anualmente no dia da bandeira, uma ocasião que reforça o sentimento de patriotismo e orgulho nacional.
Eles se inspiraram na bandeira do Império, mas fizeram algumas modificações para simbolizar o novo regime republicano.
Por que a bandeira tem essas cores?
As cores da bandeira do Brasil são oficialmente quatro: verde, amarelo, azul e branco. As cores verde e amarelo vieram da antiga bandeira que representava o império, mas com significados diferentes.
No período monárquico, o verde representava a Casa de Bragança, da qual Dom Pedro I pertencia, enquanto o amarelo representava a Casa de Habsburgo, da qual pertencia à Imperatriz D. Maria Leopoldina – esposa de Dom Pedro I.
No centro havia um escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho).
Um aro de fundo azul com 19 estrelas brancas representava as províncias brasileiras. Sobre o escudo, estava disposta a coroa imperial.
Do lado direito, havia um ramo de tabaco e do esquerdo, um de café, os dois principais produtos agrícolas da época.
Com a instituição da república, o brasão foi substituído pelo círculo azul marcado com as estrelas que seriam as mesmas do céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de novembro de 1889 (essas estrelas seriam associadas posteriormente aos estados da Federação). Sobre o círculo uma faixa branca com a frase: “Ordem e Progresso”.
Assim as cores da nossa bandeira passaram a ter novos significados onde:
– Verde: representa nossas florestas, fauna e flora
– Amarelo: representa o ouro e as riquezas naturais.
– Azul: representa o céu e os rios brasileiros.
– Branco: representa o desejo pela paz.
Quais são as festividades do dia da bandeira
O Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro, é uma oportunidade para os brasileiros celebrarem e honrarem o símbolo nacional.
As escolas, instituições governamentais e militares realizam cerimônias cívicas, onde a bandeira é hasteada e respeitosamente reverenciada ao som do Hino à Bandeira, que foi escrito por Olavo Bilac e composto por Francisco Braga.
Essa data não apenas homenageia o símbolo nacional, mas também nos leva a um momento de reflexão e nos lembra da importância da unidade e da diversidade que caracterizam nossa nação.
A importância da bandeira brasileira e a Lei 5.700/1971
A bandeira brasileira é um símbolo de soberania do nosso país, expressa os valores, as aspirações e as riquezas da nossa nação, assim deve ser respeitada e preservada por todos.
A Lei 5.700/1971 é a lei que regula o uso dos símbolos nacionais, entre eles a bandeira. Essa lei estabelece as normas para o desenho, as dimensões, as cores, o significado, o hasteamento, a exibição e a conservação da bandeira. Ela também define as penalidades para quem desrespeitar ou ultrajar a bandeira.
Por que a bandeira é um símbolo nacional?
Ela é um símbolo nacional porque identifica o Brasil perante o mundo. É um elemento de comunicação visual que transmite uma mensagem sobre quem somos e também é um elemento de integração nacional, pois ela une os brasileiros em torno de uma mesma identidade.
A bandeira é um dos quatro símbolos nacionais oficiais do Brasil, com o Hino Nacional, as Armas da República e o Selo Nacional. Esses símbolos são protegidos pela Constituição Federal e devem ser usados com respeito e dignidade.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a nossa bandeira. Ela é um símbolo que nos orgulha e nos inspira a construir um país melhor. Por isso, vamos valorizar e preservar a nossa bandeira!
Leia também
- Os cabos submarinos: Sua importância oculta por trás da conectividade global
- 16/11 – Dia nacional de atenção à dislexia. Nesta data especial, vamos dar à dislexia a atenção que ela merece.
- Vestibular, Enem e Sisu: Qual a diferença entre eles para a universidade dos sonhos
- Ar condicionado, um sopro de frescor: Willis Carrier trouxe alívio para o mundo com sua invenção.
- Fontes:
- : https://www.todamateria.com.br/bandeira-do-brasil/
- : https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conheca-a-origem-da-bandeira-do-brasil/
- : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5700.htm