A lâmpada elétrica é uma das invenções mais revolucionárias da história, transformou como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o ambiente ao nosso redor. O conceito da lâmpada elétrica não é creditado a uma única mente, mas sim a um esforço coletivo de vários inventores ao longo do tempo.
Entre eles, podemos citar Humphry Davy, Warren de la Rue, Joseph Swan, Thomas Edison e Nikola Tesla. No entanto, é Thomas Edison que se destaca como o inventor mais notável e bem-sucedido nessa empreitada.
Entre Humphry Davy que em 1802, construiu a primeira fonte luminosa com um filamento de platina e Edison outros vinte e um inventores construíram lâmpadas incandescentes, porem Edison foi o primeiro a construir a primeira lâmpada incandescente comercializável.
A invenção da lâmpada elétrica e sua popularização
Segundo a história, foram mais de 1000 testes até chegar em um resultado de sucesso, o grande desafio de Edison para criar a lâmpada foi manter o filamento incandescente durante a transmissão da corrente elétrica.
Edison era um homem à frente do seu tempo, em 1879 apresentou a lâmpada incandescente de filamento de carbono, uma inovação revolucionaria. Essa lâmpada funcionava ao passar corrente elétrica por meio de um filamento, aquecendo-o até o ponto de emitir luz.
Ele também aperfeiçoou o sistema de geração e distribuição de energia elétrica, criando a primeira rede pública de iluminação em Nova York em 1882. Esse projeto foi um marco na história da iluminação e estabeleceu o padrão para a geração inicial de lâmpadas elétricas.
A evolução das lâmpadas
No século XX, novos tipos de lâmpadas começaram a ganhar popularidade, como a lâmpada fluorescente do pioneiro Nikola Tesla em 1893, usando tubos de vidro preenchidos com gases nobres e submetidos a uma alta tensão alternada. Uma alternativa mais eficiente utilizadas amplamente em ambientes comerciais e industriais devido à economia de energia.
E ao longo do século a lâmpada elétrica passou por diversas inovações e variações, como a lâmpada halógena que surgiu 1958, tipo de lâmpada incandescente com filamento de tungstênio, produzindo mais luz. Lâmpada com alto consumo de energia e gerava mais calor do que as outras lâmpadas.
A lâmpada de vapor de sódio apresentada em 1962, modelo de alta eficiência luminosa e longa durabilidade. Ela possui uma temperatura de cor branca quente e significativamente mais econômica, muito utilizada em avenidas, indústrias e aeroportos.
A lâmpada de LED (Diodos Emissores de Luz) deu seus primeiros passos em 1962, criada por Nick Holonyak, engenheiro elétrico da General Electric, quando ele criou o primeiro componente eletrônico de dois terminais que permitia a circulação de corrente elétrica sem a necessidade de recorrer a um gás.
A lâmpada LED foi melhorando com o surgimento de outros materiais semicondutores capazes de imprimir tonalidades diferentes como, verde, amarelo e laranja. A luminescência também foi evoluindo, mas só em 1995 se apresentou a primeira lâmpada LED, que chegou ao mercado apenas em 1997.
O Led foi além da Lâmpada.
A invenção da lâmpada elétrica e sua evolução até os dias atuais é uma história de inovação contínua e progresso tecnológico. Desde os primeiros dias de Edison até a era atual das lâmpadas LED, a iluminação tem desempenhado um papel crucial em nossas vidas, moldando não apenas como vemos o mundo, mas também como interagimos com ele.
Com uma preocupação crescente com a sustentabilidade e meio ambiente, as lâmpadas LED tomaram conta do mercado, por serem mais eficientes, econômicas, duráveis e versáteis. Elas podem ter diferentes cores, formas e intensidades, além de serem controladas por dispositivos inteligentes. As lâmpadas LED também são mais sustentáveis, pois não contêm mercúrio nem outros metais pesados.
Além disso, a tecnologia LED tem sido utilizada em outras áreas, como na iluminação de televisões e smartphones, por exemplo. Isso mostra que a invenção da lâmpada elétrica teve um impacto muito maior do que se poderia imaginar inicialmente, e que depois da sua criação entusiastas e cientistas continuam na busca de novas alternativas e tecnologias até os dias atuais.
Leia também
- Antonio Meucci o verdadeiro inventor do telefone
- A importância do sono REM para a saúde.
- Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) Energia Renovável e Sustentável
- Energia Eólica: A Força do Vento Transformada em Eletricidade
- Fontes:
- https://www.endesa.pt
- https://en.wikipedia.org/wiki/Nick_Holonyak
- https://www.neoenergia.com/w/a-invencao-das-lampadas-e-sua-evolucao
- https://www.glight.com.br/blog/voce-conhece-historia-da-lampada-eletrica