Solstício e Equinócio: conheça a dança celestial que marca o ciclo das estações do ano

Solstício, equinócio e as estações do ano

O universo que nos cerca é repleto de fenômenos fascinantes e complexos. Entre esses, os solstícios e equinócios se destacam com influência direta nas estações do ano e compreender esses fenômenos é fundamental para entendermos essas mudanças.

O que é solstício?

O solstício é um fenômeno que ocorre duas vezes por ano e devido à inclinação da Terra de 23º27’ em seu eixo, que combinada com a translação (movimento realizado pela Terra em torno do sol), tem como resultado uma diferença na insolação (incidência de raios solares no planeta) em alguns dias do ano quando comparamos os dois Hemisférios.

Quando acontece o solstício

Os solstícios são momentos específicos do ano em que o Sol atinge a maior ou a menor declinação em relação à linha equatorial. Significa que os dias são mais longos no hemisfério com solstício de verão e as noites mais curtas no hemisfério com solstício de inverno.

O solstício de verão ocorre no hemisfério norte entre os dias 20 e 22 de junho, e no hemisfério sul entre os dias 20 e 23 de dezembro.

Já o solstício de inverno ocorre no hemisfério norte entre os dias 20 e 23 de dezembro, e no hemisfério sul entre os dias 20 e 22 de junho.

O que é equinócio?

O equinócio, assim como o solstício, também ocorre duas vezes por ano, quando o Sol está exatamente acima da linha do Equador. Nesse momento, o dia e a noite têm a mesma duração em todo o planeta. Os equinócios marcam o início das estações intermediárias: primavera e outono.

Quando acontece o equinócio

Nos equinócios, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar, pois a Terra está alinhada com o seu plano orbital e, por isso, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador.

O equinócio de primavera ocorre no hemisfério norte entre os dias 19 e 21 de março, e no hemisfério sul entre os dias 20 e 23 de setembro.

Já o equinócio de outono ocorre no hemisfério norte entre os dias 22 e 24 de setembro, e no hemisfério sul entre os dias 20 e 23 de março.

Solstício e equinócio, fenômenos que registram o início das estações

Os solstícios e equinócios são fenômenos que acontecem quatro vezes no ano, influenciam diretamente as estações e registram o início das estações. Eles estão relacionados com a incidência desigual dos raios solares na Terra devido ao movimento de translação e rotação do planeta, além da sua inclinação.

Esses fenômenos influenciam nas variações climáticas em diferentes regiões do planeta, sendo mais perceptíveis nas regiões de clima temperado. Compreender esses eventos nos conecta mais intimamente com o nosso planeta e nos proporciona uma apreciação mais profunda das mudanças que ocorrem ao nosso redor.

Leia Também

  • fontes:
  • https://brasilescola.uol.com.br/geografia/solsticio.htm
  • https://www.aulatica.com.br/solsticio-e-equinocio-o-que-sao-como-acontecem-caracteristicas-qual-a-diferenca-entre-ele-e-mais/
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.